Cláudia Monge no curso “Dignidade, autonomia e Duração da vida humana”

Cláudia Monge no curso “Dignidade, autonomia e Duração da vida humana”

Tem início o curso intensivo “Dignidade, autonomia e Duração da vida humana: Direitos pessoais e direitos patrimoniais” organizado pelo CIDP – Centro de Investigação de Direito Privado. Cláudia Monge, Advogada e Professora Auxiliar na FDUL e Professora Auxiliar Convidada na FMUL
será a preletora da sessão no dia 17 de outubro subordinada ao tema “Acesso à informação médica por parte dos herdeiros e Direitos Fundamentais”.

No decorrer do curso até 12 de dezembro serão abordadas “questões relacionadas com Direito da Família, Direito das Sucessões, Direito da Bioética, Direito Pediátrico e Direito da Medicina. As dificuldades levantadas pelo fim da existência humana exigem respostas fortes, numa ótica de dignidade e de respeito pela autonomia do indivíduo, embora devidamente ancoradas em sólidas bases éticas, que cabe à ordem jurídica assegurar.

Os problemas diretamente relacionados com o momento da morte ou com um momento imediatamente posterior; a articulação entre o Direito Sucessório, os direitos fundamentais e os direitos de personalidade; o papel do Direito das Sucessões perante a vulnerabilidade de certos grupos de pessoas; os Direitos das Crianças perante a morte de outrem ou com vista à salvaguarda da própria vida; e a projeção “patrimonial” do indivíduo após a morte, através do exercício da sua autonomia privada”.

CARTAZ_AUTONOMIA_DIGNIDADE E DURAÇÃO DA VIDA HUMANA

Mais em Eventos BAS